o Memorial
Mestre Nato
Em fevereiro de 2015 foi criado o Memorial em homenagem ao artista, mais precisamente no dia 25 de fevereiro, data em que Nato faria 63 anos.
A equipe que está à frente desta empreitada já vinha trabalhando com o artista desde 2010, quando ainda estava em andamento a pesquisa da série de estandartes Sagrado Sincretismo, a partir da qual o grupo promoveu a ação de contação das Histórias de Sincretismo, em fevereiro e março de 2014.
Além disso, realizou também a exposição Mestre Nato, entre cortejos e festejos, que foi montada no Instituto Arraial do Pavulagem, em fevereiro de 2014, e convidada para participar da 12ª Semana Nacional de Museus no Marajó, no Museu Pe. Giovanni Gallo, em maio de 2014.
O Memorial Mestre Nato é uma iniciativa que pretende resguardar os ideais do artista, estando comprometido com a conservação, pesquisa e difusão da sua produção, além de atuar como facilitador cultural levando à comunidade do entorno ao ateliê do Nato, atividades artísticas e educativas, a fim de somar ao circuito cultural do bairro do Guamá.
Homem de muitos amigos e admiradores, a memória do Mestre incita colaboradores atenciosos que, já marcam sua importância neste processo.